BLOG TIFIDA
Todos os descendentes de italianos no Brasil têm incertezas a respeito do momento certo de investir na cidadania. Estas inseguranças nascem da desvalorização gritante do Real e das notícias da Itália, falando de mudanças na lei sobre a cidadania jures sanguinis.
No contexto econômico atual, com a cotidiana desvalorização do real frente ao Euro, muitas pessoas preferem aguardar a reversão deste quadro para realizar transações em moeda estrangeira. Porém, as tendências econômicas mostram que o melhor momento para fazer o reconhecimento da cidadania italiana é agora.
O histórico cambial demonstra a clara inexistência de tendências de melhora das perspectivas no futuro. Nos últimos dez anos o Real se desvalorizou 285% em relação ao Euro. Especialmente ,neste ano desde janeiro, o Euro teve um aumento percentual frente ao real de 146%, como mostra a tabela abaixo.
Fonte XE Currency e Excellrates.com
Isso nos mostra que de fato a expressão “tempo é dinheiro” tem relação direta com a realidade. Esta desvalorização seguirá aumentando ano após ano, enquanto o salário mínimo e outros indicadores econômicos não conseguirão acompanhar esta evolução.
Baseando-se nos últimos dez anos, calculamos também a evolução do salário mínimo em relação à inflação. Sendo estes em média 7.6% e 5.7% respectivamente ao ano, como mostra a tabela abaixo.
Fonte IBGE, Dicionário Financeiro e Portal Brasil.
Outro indicador econômico preocupante são as aplicações de fundo fixo baseadas no CDI, que hoje está em uma média de 0,84% ao mês. Depois de descontados impostos e taxas bancárias, as aplicações de fundo fixo estão retornando valores negativos a muitos investidores. Ou seja, estas pessoas estão perdendo milhares de Reais ao mês.
Outro exemplo é a taxa SELIC que está em 2.35%, que por sua vez é 62 vezes menor que a desvalorização do Real diante do Euro, a 46% desde o início da crise sanitária mundial. Consequentemente, fazendo a cidadania italiana com um financiamento bancário é criada uma oportunidade economicamente vantajosa para contornar a crise.
Por estes motivos, agora é o melhor momento para você reconhecer a sua cidadania. Não perca mais seu tempo, dinheiro e mais importante, o seu direito. Reconheça sua cidadania agora e faça um upgrade a sua vida e de sua família.