BLOG TIFIDA

15 de março de 2020 A busca pelas certidões da cidadania italiana

Quando se fala em documentação e certidões, temos que ter em mente que a parte primordial para todo restante do procedimento de reconhecimento da cidadania italiana é identificar quem é o o Italiano(a) que lhe transmite a cidadania, o que dá origem ao seu direito “jure sanguini”.

Será necessário providenciar as certidões de nascimento, casamento e óbito desta pessoa. É difícil e demorado, mas com paciência se consegue. Caso o italiano(a) tenha casado ou falecido no Brasil, estas certidões devem ser solicitadas nos cartórios brasileiros onde foram registradas, caso contrário, devem também ser providenciadas na Itália, assim como o registro de nascimento, ou batismo.

Em um segundo momento você deve providenciar todos as certidões de nascimento, casamento e óbito dos demais membros da linha sucessória, sempre em linha reta, até chegar em você. Lembrando que o óbito é opcional, não é documento fundamental, mas com ele, muitas vezes, você consegue localizar outros documentos.

Importante salientar que todas as certidões brasileiras devem ser solicitadas e emitidas no formato por INTEIRO TEOR, que é a reprodução fiel ao assento feito no livro registrado no cartório civil. Também é bom salientar que, dependendo da época do registro, pode não existir o registro civil. Neste caso, necessário providenciar o registro religioso.

A fase da busca de documentos pode ser a mais demorada e difícil de todo procedimento. Por isso, é bom pesquisar, anotar toda e qualquer informação conseguida, ler com muita atenção todos os documentos já adquiridos e ir em busca de mais e mais informações, seja com familiares, seja com conhecidos, a fim de se completar a totalidade das certidões exigidas.

Uma dica para quem está começando do zero, sem ponto de partida, sem rumo: comece a busca pela ordem inversa, ou seja, parta de você, consiga seus documentos, depois de seus pais, depois de seus avós e assim por diante, até chegar no italiano que lhe dá o direito à cidadania.

Precisa de ajuda com sua documentação? Está com dificuldades de localizar algum documento? Entre em contato que vamos lhe ajudar para que consiga dar seguimento ao seu sonho.

DÊ O PRIMEIRO PASSO