BLOG TIFIDA

26 de abril de 2020 Cidadania Italiana Via Consulado

O pedido de reconhecimento da cidadania italiana via consulado é um procedimento muito usado no Brasil, principalmente para aqueles que não se importam em esperar anos para a conclusão do procedimento, uma vez que este método é bastante demorado.

Como já vimos aqui no blog, existem 3 meios básicos para se reconhecer a cidadania italiana. O primeiro, e mais comum, via Consulado é o que trataremos neste post.

O pedido de reconhecimento da cidadania italiana via consulado é um procedimento muito usado no Brasil, principalmente para aqueles que não se importam em esperar anos para a conclusão do procedimento, uma vez que este método é bastante demorado.

O procedimento é relativamente simples, mas com algumas armadilhas burocráticas que muitas vezes atrapalham a realização de seu sonho.

O requerente, pretendente à cidadania, deve reunir a documentação necessária (que também já falamos sobe ela aqui no blog) e encaminhar sua solicitação ao consulado responsável pela região de sua residência.

A solicitação é feita diretamente ao consulado, enviando-se o pedido via formulário emitido pelo próprio consulado para que este lhe coloque na “lista de espera” para ser futuramente chamado a apresentar a documentação.

Após você estar na “lista de espera”, deverá aguardar pelo chamado do consulado que, como já dito, demora alguns anos. A maioria dos consulados italianos no Brasil tem uma previsão de chamados em mais de 10 anos. Um longo período de espera.

Depois de ser convocado pelo consulado, você deverá apresentar a este a documentação exigida e aguardar pelo parecer do Consulado sobre seu pedido, o que depende de cada Consulado, pois alguns são rápidos para darem resposta, outros mais demorados.

Após esta longa espera, sendo deferido seu pedido, você estará reconhecido como cidadão italiano e poderá exercer os direitos, e também deveres, destes.

Mesmo que o procedimento seja relativamente simples, você deve tomar muito cuidado na montagem de sua pasta de documentos para não ter problemas no futuro, quando for chamado a apresentar a documentação junto ao Consulado.

Nós da Tifida ajudamos e acompanhamos você deste o primeiro passo, que é a elaboração da sua árvore genealógica e busca de documentos, até a montagem completa da sua pasta de documentos para que tudo fique organizado de forma correta e dentro das normas exigidas por cada consulado Italiano no exterior.

DÊ O PRIMEIRO PASSO