BLOG TIFIDA

25 de fevereiro de 20200 Como saber se tenho direito à cidadania italiana

Antes de já se preocupar com o seu provável futuro passaporte europeu, você precisa verificar se tem direito à cidadania italiana “jure sanguinis”, ou seja, direito de sangue, por descendência. Existem outros meios, outras formas de aquisição, mas este post foca nesta opção.

O primeiro passo para saber se você tem direito à cidadania italiana é determinar a sua árvore genealógica. É simples, escreva uma lista em linha reta do italiano até você. Por exemplo, se você é tataraneto do italiano Dante Causa, a sua lista teriam cinco pessoas: italiano com data e cidade ou região de nascimento, seguido do filho(a), neto(a), bisneto(a), tataraneto(a) com nome e data de nascimento. Como abaixo exemplificamos:

Dante Causa ……………………………………………

Filho/a nascido no Brasil ……………………………

Neto/a …………………………………………………

Bisneto/a ………………………………………………

Tataraneto/a ……………………………………………

Com isto você terá sua árvore genealógica escrita e pronta para ser analisada.

Agora, para verificar se você tem ou não direito à cidadania italiana por descendência, verifique o questionário abaixo:

Tem ascendente nascido na Itália? Se a resposta for SIM, prossiga.

O ascendente nasceu fora do “império Austro-Húngaro? Se a resposta for SIM, prossiga.

Ainda nesta resposta, caso ela seja NÃO, deve verificar se o ascendente emigrou depois de 1920, neste caso, prossiga.

O italiano se naturalizou brasileiro? Se a resposta for NÃO, prossiga.

Ainda, nesta mesma resposta, caso ela seja SIM, deve verificar se a naturalização ocorreu antes do nascimento do filho, sendo negativa, prossiga.

Na sua linha de transmissão existe ascendente mulher? Se a resposta for NÃO, você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana pela via administrativa.

Caso a resposta para esta questão seja SIM, deves verificar se o filho dela que lhe transmite a cidadania nasceu depois de 01/01/1948. Se SIM, você tem direito à cidadania pela via administrativa. Se NÃO, você também tem direito ao reconhecimento, mas pela via judicial.

Ok, você tem direito à cidadania italiana, agora é hora de organizar a documentação para solicitar tal direito. Lembrando que cada caso é um caso diferente, mas a regra é a mesma para todos. Fazendo tudo dentro da regra, você consegue o tão sonhado passaporte italiano.

DÊ O PRIMEIRO PASSO