BLOG TIFIDA

8 de abril de 2020 O que fazer quando falta um documento

Diversos são os casos e clientes que se deparam com a falta de um documento. Procuram em todos locais possíveis e impossíveis. Reviram cartórios, igrejas, cemitérios, reviram tudo e, mesmo assim, não localizam o tal documento.

Para se dar entrada no pedido de cidadania italiana, seja pela via que for, é necessário que o requerente cumpra as exigências da lei italiana e, uma destas exigências é apresentar a documentação completa de todos que fazem parte da linha de transmissão, desde o italiano até o requerente.

No entanto, se ocorrer de faltar um documento, seja ele certidão de nascimento ou casamento, seu pedido de dupla cidadania não será inviabilizado por causa disso. Neste caso, encaminha-se um processo judicial no Brasil, apresentando provas da inexistência do documento. A partir disso, o juiz determinará a criação tardia do documento.

Em exemplo prático, o italiano Carlo Rossi casou e teve um filho. Entretando, não existe registro de nascimento desse filho. Este filho, casou, constitui família e gerou todos os demais descendentes. Evidenciada a existência dessa pessoa, promoveu-se uma ação onde o juíz determinou ao cartório da cidade que criasse tardiamente o registro de nascimento, eliminando o impedimento de reconhecer a cidadania.

Entre em contato conosco e ajudaremos você com toda a sua documentação e em todas as etapas do seu processo!

DÊ O PRIMEIRO PASSO