BLOG TIFIDA

22 de março de 2020 O que significa certidão por inteiro teor

Esta dica é para você que está em busca da sua cidadania italiana e está ainda na fase de providenciar a documentação necessária. Ao solicitar seus documentos nos cartórios responsáveis, sempre, sempre, sempre (*** sempre mesmo) peça que o cartório civil emita a certidão por INTEIRO TEOR. E mais, peça para que seja na forma digitada, não cópia do livro, isso é bem importante.

Mas vamos falar no tal "inteiro teor". Muitos nos questionam qual o motivo de solicitar a certidão por inteiro teor, que é mais cara, se na certidão "simples" existem os dados importantes para o procedimento.

Diferente do que muitos pensam, na certidão simples não possui todos os dados e informações necessárias para o procedimento. A certidão simples, como o nome diz, é simples, traz apenas as informações básicas do registro.

Já a certidão emitida por inteiro teor, traz inúmeras informações que não estão presentes na certidão simples. Ademais, é exigência da norma italiana que seja apresentado o documento por inteiro teor.

As informações contidas na certidão por inteiro teor são muito importantes e, muitas vezes, são elas que definem o rumo do seu procedimento. Ainda, muitas vezes, as informações contidas nas certidões emitidas por inteiro teor podem até mostrar uma impossibilidade para o procedimento, que deve ser vista com muita atenção antes de se dar o próximo passo.

Portanto, não jogue dinheiro fora e, muito menos, perca tempo, solicite logo as certidões por inteiro teor.

Está com dúvidas de como localizar os documentos e como solicitar aos cartórios? Entre em contato conosco que vamos lhe ajudar.

DÊ O PRIMEIRO PASSO