BLOG TIFIDA

4 de março de 2020 Quais os meios para se obter a cidadania italiana?

Atualmente existem 3 meios para se solicitar o reconhecimento da cidadania, a saber:

O primeiro, e mais comum, via Consulado. Você efetua seu pedido diretamente no consulado Italiano responsável pela região onde você reside. O procedimento é relativamente simples, mas demorado, bem demorado. Atualmente, os prazos ultrapassam 10 anos para conclusão do pedido, podendo aumentar ou diminuir, dependendo do consulado, pois cada um tem seu sistema e suas regras.

O segundo meio é o presencial, residir na Itália. Este meio é usado por quem não quer enfrentar as longas filas e demora dos consulados e já pretende ir morar em definitivo na Itália. O procedimento é um pouco mais burocrático, mas relativamente rápido. Algumas regiões finalizam o procedimento em 5 ou 6 meses. Outras são mais demoradas pois, como sempre, cada localidade, cada fiscal, cada Comune tem seu procedimento e seus prazos. O importante é fazer o correto, obedecendo o que determina a Lei de cada Comune.

E, existe ainda um terceiro meio, pela via judicial. Este método nada mais é do que um procedimento judicial encaminhado diretamente na Itália, acompanhado por advogado italiano, sem a necessidade do requerente ir para a Itália. Este procedimento judicial é usado em casos de cidadania pela via materna com impedimento e, também é usando atualmente, para possibilitar o pedido de cidadania sem a espera das longas filas do Consulado. Estes procedimentos judiciais tem demorado em torno de dois anos, na Itália.

Cada procedimento tem seu jeito certo de ser proposto, bem como suas despesas. O importante, seja para qualquer um dos procedimentos, é ter a documentação organizada, isso é fundamental, pois sem ela você não conseguirá dar qualquer passo à frente. Tendo a documentação organizada, a escolha do procedimento deve obedecer as necessidades e peculiaridades de cada caso.

Não sabe ainda qual método escolher? Entre em contato que vamos lhe ajudar com este impasse.

DÊ O PRIMEIRO PASSO